Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:http://uvadoc.uva.es/handle/10324/42734
Título
João Andresen (1920/1967) obra (in)completa
Director o Tutor
Año del Documento
2020
Titulación
Doctorado en Arquitectura
Resumo
Arquitecto formado na Escola de Belas Artes do Porto em 1948, membro fundador da Organização dos Arquitectos Modernos e do grupo CIAM/Porto, João Andresen figura entre os mais des-tacados e proeminentes autores da geração moderna portuguesa do pós-guerra, apesar do percurso profissional de apenas duas décadas. Concorrendo para a divulgação, conhecimento e inter-pretação do seu trabalho, no âmbito da história e teoria da arqui-tectura do Movimento Moderno em Portugal, a dissertação ana-lisa e aborda a sua obra a partir de uma dupla perspectiva: a par-tir daquilo que tem de inconstante e variável, marcada por dife-rentes experiências, influências e contaminações – da teoria de Giedion, das propostas de Le Corbusier, do modernismo brasi-leiro ou da arquitectura norte-americana, e, por outro lado, a partir daquilo que demonstrativa e invariavelmente permanece e perdura, rasgos, temas e aspectos particulares dos seus projectos que, de uma maneira geral, acompanham o desenvolvimento e a evolução da produção nacional entre os final de 1940 e 1960 – da ruptura com a herança da Casa Portuguesa e adesão aos ide-ais modernos, à revisão das teses veiculadas pelos CIAM e o regresso às questões relacionadas com a tradição, o contexto e a identidade. Arquitecto formado en la Escuela de Bellas Artes de Oporto en 1948, miembro fundador de la Organización de Arquitectos Modernos y del Grupo CIAM/Oporto, João Andresen figura en-tre los más destacados y prominentes autores de la generación moderna portuguesa de la postguerra, a pesar de una trayectoria profesional de sólo dos décadas. Contribuyendo a la divulga-ción, al conocimiento y a la interpretación de su trabajo, en el ámbito de la historia y la teoría de la arquitectura del Movi-miento Moderno en Portugal, la disertación analiza y aborda su obra desde una doble perspectiva: a partir de lo que tiene de in-constante y variable, marcado por diferentes experiencias, in-fluencias y contaminaciones – desde la teoría de Giedion, las propuestas de Le Corbusier, el modernismo brasileño o la arqui-tectura norteamericana y, por otro lado, a partir de lo que de-mostraba e invariablemente permanece y perdura, rasgos, temas y aspectos particulares de sus proyectos que, de una manera ge-neral, acompañan el desarrollo y la evolución de la producción nacional entre finales de los 1940 y 1960 – desde la ruptura con el legado de la Casa Portuguesa y la adhesión a los ideales mo-dernos, hasta la revisión de las tesis transmitidas por los CIAM y el regreso a las cuestiones relacionadas con la tradición, el contexto y la identidad.
Materias (normalizadas)
Arquitectura moderna-Siglo XX-Portugal
Materias Unesco
6201 Arquitectura
Departamento
Departamento de Teoría de la Arquitectura y Proyectos Arquitectónicos
Idioma
por
Tipo de versión
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Derechos
openAccess
Aparece en las colecciones
- Tesis doctorales UVa [2327]
Arquivos deste item
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional