Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:http://uvadoc.uva.es/handle/10324/33345
Título
Música, Sociedade e Política Pública Propostas de Inclusão Social através da Música na Periferia da Cidade de São Paulo. Um Olhar Questionador
Autor
Director o Tutor
Año del Documento
2018
Titulación
Máster en Música Hispana
Resumen
O grande incremento dos projetos sociais, a partir da década de 90 no Brasil,
têm sua origem nos movimentos sociais estruturados em associações, fundações,
organizações religiosas de várias tendências, sendo que a grande maioria possui uma
atuação vinculada ao terceiro setor ou se estabelece como um resultado das Parcerias
Públicas Privadas (PPP).
Minhas pesquisas se realizaram em três instituições, embora com finalidades semelhantes
(educação e inclusão social) se diferenciam pelas características de atuação e gestão,
assim como o público envolvido: 1- LeBem- centro de convivência localizado em
Ribeirão Pires, periferia de São Paulo (gestão privada com alunos de idades variadas). 2-
Lar Meimei-localizado no Jardim dos Missionários-Vila Joaniza, (Parceria Publica
Privada, com crianças, jovens e adolescentes carentes.) 3- EMEF-Escola Municipal
Desembargador Amorim Lima, localizada no bairro de Vila Sonia. Escola referência no
ensino público da cidade de São Paulo, onde o seu “Projeto Político Pedagógico”, integra
a escola com a comunidade. Por meio da realização de três Master classes sobre a música
brasileira, busquei analisar os efeitos do ensino da música em locais com distintos perfis
educacionais, campo de atuação das ONGs e da escola municipal citada. Através de
atividades musicais coletivas, investiguei os efeitos da música quando inserida em
ambientes de fragilidade social. Tentei verificar se neste cenário seria plausível que o
ensino de música atuasse de uma forma interdisciplinar.
O caráter da investigação foi fundado na observação, experiência empírica,
questionamento e comparação dos resultados obtidos em cada uma das três instituições.
Objetivei conhecer de suas gestões pedagógicas, seus ideais transformadores e como
posicionam o ensino da música em suas perspectivas curriculares. Os registros em áudio
e vídeo, entrevistas, embasamento teórico e os resultados obtidos, poderão contribuir na
criação de políticas públicas para a cidade de São Paulo El gran incremento de los proyectos sociales en la década de los 90 en Brasil
tiene su origen en los diversos movimientos sociales organizados en asociaciones,
fundaciones, estructuras religiosas de varias tendencias y credos, la mayoría de ellas
relacionadas con el sector terciarlio o es fruto de las Alianzas Públicas Privadas (PPP).
Mis investigaciones se realizaron en tres instituciones que, aunque persiguen fines
similares (educación e inclusión social), se diferencian por las características de actuación
y gestión, así como el público involucrado: 1- LeBem- centro de convivencia ubicada en
Ribeirão Pires, periferia de São Paulo, (Gestión Privada, con alumnos de varias edades).
2 - Hogar Meimei-ubicada en el jardín de los misioneros Vila Joaniza, (Asociación
Publica Privada, con niños, jóvenes y adolescentes necesitados). 3- EMEF-Escuela
Municipal Desembargador Amorim Lima, ubicada en el barrio de Vila Sonia; escuela de
referencia en la enseñanza pública de la ciudad de São Paulo, donde su "Proyecto Político
pedagógico" integra la escuela con la comunidad. Por medio de la realización de tres
Master classes sobre la música brasileña, busqué analizar los efectos de la enseñanza de
la música en locales con distintos perfiles educativos, que son campo de actuación de las
ONGs y de la escuela municipal citada. A través de actividades musicales colectivas
investigué los efectos de la música cuando se inserta en ambientes de fragilidad social.
He intentado comprobar si en este escenario sería plausible que la enseñanza de la música
funcionara de una forma interdisciplinaria.
El carácter de la investigación se ha basado en la observación, experiencia empírica,
cuestionamiento y comparación de los resultados obtenidos en cada una de las tres
instituciones. Objetivé conocer de sus gestiones pedagógicas, sus ideales transformadores
y cómo posicionan la enseñanza de la música en sus perspectivas curriculares. Los
registros en audio y video, entrevistas, enfoque teórico y conclusiones podrán contribuir
en la creación de políticas públicas para la ciudad de São Paulo.
Palabras Clave
Música como prática social
Terceiro setor e parceria publica privada
Políticas públicas
Música como práctica social
Tercer sector y asociación pública privada
Departamento
Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal
Idioma
por
Derechos
openAccess
Aparece en las colecciones
- Trabajos Fin de Máster UVa [6579]
Ficheros en el ítem
La licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International